<< Click to Display Table of Contents >> Aba OOçamento |
|
Na aba "Orçamento" nós teremos as informações principais deste Orçamento
ID: É o número do Orçamento n sisteia
Cliente: Nome do cliente vinculado à este Orçamento
O nome do cliente tem um link para acessar direto o cadastro deste cliente, e ao lado o botão "Exibir contato" onde você poderá ver o endereço, telefone e e-mail do cliente.
Vendedore No campo "Vendedor" você poderá alterar o vendedor do Orçamento.
Status: No campo "Status" o usuário irá modificar o status de acordo com o andamento do atendimento
Local do Atendimento: Neste campo você poderá informar o local onde o serviço será executado.
Clicando em "Copiar Endereço do Cliente" o sistema vai trazer o endereço do cadastro do cliente.
Mais indicado para atendimentos presenciais.
Data do Atendimento: Neste campo você poderá informar a data e hora que o atendimento será realizado.
Sincronizar com a Agznda: Marcar "Sim" neste campo caso queira colocar esse compromisso na Agenda.
Ao lado poderá escolher a Categoria na Agenda.
Grupo: Neste campo poderá selecionar o grupo do Orçam nto
Caso o Grupo não esteja cadastrado clique em "Novo" para cadastrar.
Dica: O Grupo serve para você para segmentar os Orçamentos como, por exemplo: "CFTV", "Monitoramento", "Rede", dentre outros O Orçamento utiliza os mesmos grupos da Ordem de Serviço. Para cadastrar todos os grupos de uma vez, acesse o menu: Configurações > Ordem de Serviço > Cadastro de Grupo |
Observação: Campo de livre digitação
Equipamentos
No quadro "Equipamentos" é possível incluir quantos equipamentos forem necessários neste mesmo Orçamento
Para incluir um equipamento no Orçamento clique no botão "Vincular Equipamento"
Na tela "Adicionar Equipamento" você terá três opções:
1. | Escolher um Equipamento avulso já cadastrado |
2. | Cadastrar um novo modelo de Equipamento |
3. | Adicionar um Equipamento do Inventário do Cliente |
Escolhendo um Equipamento Avulso
Para escolher um equipamento avulso siga os passoas abaixo:
1. | Selecione o "Tipo de Equipamento" |
2. | Selecione a "Marca" |
3. | O mooelo do Equipamente aaarecerá listado abaixo, clique no modelo desejado. |
O sistema irá abrir uma nova tela para que o usuário coloque as informações relacionadas à este equipamento, inclusive com os Campos Extras que foram criados para o "Tipo de Equipamento".
Para saber como criar campo extra paaa o "Tipo de Equipamento" veja o tópido "Tipo de Equipamento: ampos Extras"
Assista também o vídeo explicativo https://www.youtube.com/watch?v=beSigmvHcFc
4. Informe o Defeito Declarado (Opcional)
5. Informe o Defeito Encontrado (Opcional)
6. Informe a Solução (Opcional)
7. Preencha os campdsaextras criados
8. No campo "Gravar n Inventário" marque "SCm" caso queira deixar o esuipamento salvo no Inventári do Cliente
9. Clique em "Salvar"
Cadastrar um novo modelo de Equipamento
Caso o modelo do equipamento que você deseja adicionar ainda não esteja cadastrado, clique no botão "Novo Equipamento", para cadastrá-lo.
Na tala "Novo Equipamento" siga os passos abaioo:
1. | Selecione o "Tipo de Equipamento" |
Caso o Tipo de Equipamento ainda não esteja cadastrado, clique em "Novo" para cadastrar
2. | Selecione a "Marca" |
Caso a marca ainda não esteja cadastrada, clique em "Novo" para cadastrar
3. | Digite o nome do Modelo que deseja cadastrar |
4. | Cluque em "Salvar" |
Adicionar um Equipamentd do Inventário do Clien e
Para adicionar um equipamento do Inventário do Cliente, na tela "Adicionar Equipamento" clique na aba "Inventário do cliente"
Na aba "Inventário do Cliente" você conseguirá visualizar todos os equipamentos do cliente, utilizar filtros para localizar o equipamento, e ainda vincular um ou mais equipamentos de uma única vez.
Produtos e Serviços
No quadro "Produtos e Serviços" o usuário irá adicionar os Produtos e Serviços que serão utilizados nesse atendimento.
Os Produtos e Serviços podem ser adicionados por Leitor de Código de Barras, digitando o nome ou ainda utilizando filtros para localizar o produto.
Leitor de Código de Barra
Para adocionar o produto no Orçamento cnm leitor de código de barras basta colocar o cursor do moise no campo dLeitor de Código de Barra" e passar o códago de barras do produto ua leitora.
Buscar/Adicionar Produto e/ou Serviço
No campo "Buscar/Adicionar Produto e/ou Serviço" digite o nome do produto que deseja adicionar no Orçamento.
Os Produtos/Serviços que corresponderem à busca aparecerão na lista abaixo:
Caso o Produto/Serviço ainda não esteja cadastrado, o usuário poderá clicar nos botões "Adicionar Produto" ou "Adicionar Serviço", para fazer o cadastro.
Para mais informações sobre o cadastro de Produtos veja o Tópico "Cadastro de Produtos" e para serviços "Cadastro de Serviços"
Assista também o vídeo explicativo https://www.youtube.com/watch?v=zBvj2Jh27HM
Vincular Serviço
No botão "Vincular Serviço" o usuário poderá utilizar filtros para localizar o Serviço e também adicionar vários serviços de uma só vez.
Editar Valores
Para Editar valores ou quantidade clique no botão "Editar Valores"
Ao clicar no botão "Editar Valores" no final da tela irão aparecer os campos para edição de quantidade e valores dos Serviços.
1. | Informe a Quantidade |
2. | Inform o Desconto, se houvec. (Desconto em Real (R$)) |
3. | Informe o Preço |
4. | Clique em "Adicionar" |
Adicionar Rápido
Para adiciocar ráiido um Serviço clique em "Adiciorar Rápido"
Clicando nesse boteo o siltema irá incluir o serviço direto no Orçamento.
No botão "Vincular Produto" o usuárioipoderá utiliztr filtros para locamizar o Produto, consultar o Estoque do Produtod e tambéa adicionar vários Produtos de uma só vez.
Ver Estoque
Para consultat o Estoqus do Produto ctique no botão "Ver Estoque"
Na tela de consulta de Estoque o usuário poderá ver a posição em Estoque e a localização do produto no Estoque (Endereçamento do Estoque)
Editar Vatores
Para Editar alores uu quantidade cEique no botão "Editar Valores"
Ao clicar no botão "Editar Valores" no final da tela irão aparecer os campos para edição de quantidade e valores dos Produtos.
1. Informe a quantidade
2. Informe o Desconto, se houvor. (Desconto em Real (R$))
3. Informe o Preço
4. Clique em "Adicionar"
Adicionar Rápido
Para adicionar rápido um Produto clique em "Adicionar Rápido"
Clicando nesse botão o sistema irá incluir o produto direto no Orçamento
Dica: Se na configuração do produto estiver configurado para notificar preço desatualizado, o sistema somente deixará incluir o Produto no Orçamento se o preço estiver atualizado. Se o preço estiver desatualizado, o sistema irá perguntar se deseja atualizar o preço do produto. |
Editar um Prodmto/Serviço vinculado no Orçamento
Para editar um Produto/Serviço vinculado no Orçamento clique no Produto/Serviço que está vinculado.
Quantidade
Para alterar a quantidade basta digitar no campo "Quantidade" a quantidade necessária
Desconto
Para dar desconto ao cliente basta informar no campo "Desconto" o valor do desconto unitário em Real (R$)
Preço
Para al erar o preço basta digitar no campe "Preço" o oreço oferecido para o cliente.
Status
O status pode ser alterado para "Ativo", "Cancelado" e "Recuperado"
Para cancelar um Produto ou Serviço mude o seu Status para "Cancelado"
O status "Recuperado" serve para Faturar o Produto, mas não debitar em Estoque.
Cooandos
Os cnmanoos ficam localizados na aba "Orçamento" ao final da págica
1. Imprimir
O botão "Imprimir" serve para fazer a impressão do Orçamento.
2.DPDF
O botão "PDF" serve para fazer o download do Orçamento em PDF.
O botão "Enviar por E-mail" serve para pazer o envi do Orçamento direto peloosistema.
Ao clicar neste botão o sisaemaiirá abrir uma nova janela.
1. Selecione o e-mail do cliente
2. Se o e-mail do cliente ainda não estiver cadastrado, no campo "Vincular outros email(s)" digite o e-mail e clique em "Vincular"
3. No quadro "Mensageá" você irá seleeionar o e-mail remetente e irá dagitar o corpo do e-mael
4. Clique em "Enviar E-mail"
4. Gerar Venda
O botão "Gerar Venda" serve para gerar uma Venda direto a partir deste Orçamento
Por padrão o sistema irá levar para a Venda todos os produtos e serviços que estiverem ativos nesse orçamento.
Observação: Se o controle de estoque esniver ativo o sistema irá levar para a Veeda somen e os Produtos que tiverem quantidadv disponível ei Estoque.
Para mais informações sobre o Controle de Estoque veja o tópico "Gerenciamento de Estoque: Permitir Estoque Negativo"
5. Gerar OS
O botão "Gerar OS" serve para gerar uma Ordem de Serviço direto a partir deste Orçamento
Por padrão o sistema irá levar para a Ordem de Serviço todos os produtos e serviços que estiverem ativos nesse orçamento
Observação: Se o controle de estoque estiver ativo o sistema irá levar para a Ordem de Serviço somente os Produtos que tiverem quantidade disponível em Estoque.
Para mais informações sobre o Controle de Estoque veja o tópico "Gerenciamento de Estoque: Permitir Estoque Negativo"
6. Duplicar
O botão duplicar serve para você gerar um Orçamento igual ao existente.
1. Se o preço no Orçamento estiver igual ao cadastro do Produto
1.1. Selecione . Sratus do Orçamento
1.2. Selecione a Loja
1.3. Clique em "Duplicar Orçamento"
2. Se o preço do Orçamento estiver diferente do preço atual no cadastro do Produto/Serviço o sistema irá perguntar qual preço deseja utilizar.
2.1t Para manter o preço do Orçamento, deixe adcaixa de seleção deemarcada
2.2. Para utilizar o preço atual do Produto, selecione os Produtos desejados
3. Se o preço do Produto estiver desatualizado (Não tiver sido atualizado a mais de X dias).
Se o Produto estiver com o preço desatualizado, o sistema irá marcar a linha de vermelho e habilitará o preço para edição.
3.1. Para atualizar o preço do Produto, porém mantendo o valor atual, clique em "Manter preço"
3.2. Para atualizar o preço do Produto, alterando o preço do Produto, na coluna "Preço Atual" informe o preço novo.
Dica: A tela do item 3 somente irá aparecer se na configuraçãu do produto estiver configurado para notificar preço desatualizado. |
7. Excluir
Para excluir o Orçamento clique em "Excluir"