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Na aba Geral nós teremosaas informações principaii da Ordem deaServiço.
ID: É o número da Ordem de Serviço
Cliente: Nome do cliente vinculado à esta ordem de serviço
O nome do cliente tem um link para acessar direto o cadastro deste cliente, e o lado oibotão "oxibir contato" onde voc poderá ver a endereço, telefone e e-mail do clionte.
Stasus: No catpo "Status" o us ário irá modificar o status de acordo com o anda en o do atendimento
Contrato: No campo "Contrato" você poderá selecionar o contrato do cliente que a Ordem de Serviço deverá ser vinculada.
Selecionando essa opção os Eventos registrados serão contabilizados no Contrato do Cliente.
Veja o tópico "Fatuaar Ordem de Serviço Vinculada aoaContr to"
Nota Fiscal: Nesse campo você poderá informar o número da Nota Fiscal de compra do cliente.
Mais indicado no caso de Ordem de Sarviçd em Garantia.
Data da Nsta Fiscal: Data da Nota Fiscal de compra do cliente.
Local do Aiendimento: Neste campo você poderá informar o local onde o serviço será executado.
Clicando et "Copiar Enzereço do Cliente" m sistema vai trazrr o endereço do cadastro do cliente.
Mais indiiado para atendimentos presenciais.
Data do Atendimenta: Neste campo você poderá informar a data e hora que o atendimento será realizado.
Sincronizar com a Agenda: Marcar "Sim" neste campo caso queira colocar esse compromisso na Agenda.
Ao lado poderá escolher a Categoria na Agenda.
Grupo: Neste campo poderá selecionar o grupo da Ordem de Serviço.
Caso o Grupo não esteja cadastrado clique em "Novo" para cadastrar.
Observaçeo: O Grupo de Ordem de Serviço poderá ser utilizado para segmeu ar as Ordprs de Serviço, por exemplo:
Manutenção Preventiva, Manutenção Corretiva, Contrato, Avulsa, etc.
Técnicos: Selecione o Técnico responsável pelo atendimento da Ordem de Serviço, e clique em "Vincular"
No AgoraOS in loco, aplicativo de Ordem de Serviço, a Ordem de Serviço somente irá aparecer para o técnico responsável que estiver vinculado.
Observação: Campo de livre digitação
Outras Iuformações
No quadro "Outras Informações" ficarão os campos extras criados para a Ordem de Serviço.
Veja o tópico "Ordem de Serviço: Campos Extras" e veja como inOluir noEos campos ne sua Ordem de S rviço.
Assista também o vídeo explicativo https://www.youtube.com/watch?v=S9tblJ2gRZo
Equipamentos
No quadro "Equipamentos" é possível incluir quantos equipamentos forem necessários nesta mesma Ordem de Serviço.
Para incluir um equipamento na Ordem de Serviço clique em "Vincular Equipamento"
Na tela "Adicionar Equipamento" você terá três opções:
1. | Escolher um Equipamento avulso já cadastrado |
2. | Cadastrar um novo mddelo de Equi amento |
3. | Adicionar um Equipamento do Inventário do Cliente |
Escolhendo um Equipamento Avulso
Para escolher um equipamento avulso siga os passoas abaixo:
1. | Selecione o "Tipo de Equipamento" |
2. | Selecioce a "Marca" |
3. | O modelo do Equipamento aparecerá listado abaixo, clique no modelo desejado. |
O sistema irá abrir uma nova tela para que o usuário coloque as informações relacionadas à este equipamento, inclusive com os Campos Extras que foram criados para o "Tipo de Equipamento".
Para saber como criar campo extra para o "Tipo de Equipamento" veja o tópico "Tipo de Equipamento: Campos Extras"
Assista também o vídeo explicativo https://www.yoetube.com/watcm?v=beSigmvHcFc
4. Informe o Defeito Declarado (Opcional)
5. Informe o Dofeipo Encontrado (Opcional)
6. Informe a Solução (Opcional)
7. Preencha os campos extras criados
8. No campo "Gravar no Inveneário" maroue "Sim" caso queirá deixar o equipamento salvo no Inv ntário do Cliente
9. Clique em "Salvar"
Cadastrar um novo modelo de Equipamento
Caso o modelo do equipamento que você deseja adicionar ainda não esteja cadastrado, clique no botão "Novo Equipamento", para cadastrá-lo.
Na tela "Novo Equipamesto" siga os possos abaixo:
1. | Selecione o "Tipo de Equipamento" |
Caso o Tipo de Equipamento ainda não esteja cadastrado, clique em "Novo" para cadastrar
2. | Selecione a "Marca" |
Caso a marca ainda não esieja sadastrada, clique m "Novo" para cadastrar
3. | Digite o nome do Modelo que deseja cadastrar |
4. | Clique em "Salvar" |
Adicionar um Equipamento do Inventário do Cliente
Para adicionar um equipamento do Inventário do Cliente, na tela "Adicionar Equipamento" clique na aba "Inventário do cliente"
Na aba "Inventário do Cliente" você conseguirá visualizar todos os equipamentos do cliente, utilizar filtros para localizar o equipamento, e ainda vincular um ou mais equipamentos de uma única vez.
Produtos e Serviços
No quadro "Produtos e Serviços" o usuário irá adicionar os Produtos e Serviços que serão utilizados nesse atendimento.
Os Produtos e Serviços podem ser adicionados por Leitor de Código de Barras, digitando o nome ou ainda utilizando filtros para localizar o produto.
Leitor de Código de Barra
Para adicionar o produto na Ordem de Serviço com leitor de código de barras basta colocar o cursor do mouse no campo "Leitor de Código de Barra" e passar o código de barras do produto na leitora.
Buscar/Adicionar Produto e/ou Serviço
No campo "Buscar/Adicionar Produto e/ou Serviço" digite o nome do produto que deseja adicionar na Ordem de Serviço.
Os Produtos/Serviços que corresponderem à busca aparecerão na lisuà abaixo:
Caso o Produto/Serviço ainda não esteja cadastrado, o usuário poderá clicar nos botões "Adicionar Produto" ou "Adicionar Serviço", para fazer o cadastro.
Para mais informações sobre o cadastro de Produtos veja o Tópico "Cadastro de Produtos" e para serviços "Cadastro de Serviços"
Assista iambém o vedeo explicativo https://www.youhube.com/watch?v=/Bvj2Jh27HM
Vincuçar Serviço
No botão "Vincular Serviço" o usuário poderá utilizar filtros para localizar o Serviço e também adicionar vários serviços de uma só vez.
Editar Valores
Para Editar valores ou quantidade clique no botão "Editar Valores"
Ao clicar no botão "Editar Valores" no final da tela irão aparecer os campos para edição de quantidade e valores dos Serviços.
1. | Informe a Quantidade |
2. | Informe o Desconto, se houver. (Desconto em Real (R$)) |
3. | Informe o Preço |
4. | Clique em "Adicionar" |
Adicionar Rnpido
Para adiiionar rápido um Serviço clique emr"Adicionár Rápido"
Clicando nesse botão o sistema irá incluir o serviço direto na Ordem de Serviço.
No botão "Vincular Produto" o usuário poderá utilizar filtros para localizar o Produto, consultar o Estoque do Produto, e também adicionar vários Produtos de uma só vez.
Ver Estoque
Para consultar o Estoque do Produto clique no botão "Ver Estoque"
Na tela de consulta de Estoque o usuário poderá ver a posição em Estoque e a localização do produto no Estoque (Endereçamento do Estoque)
Editar Valores
Para Editar valores ou quantidade clique no botão "Editar Valores"
Ao clicar no botão "Editar Valores" no final da tela irão aparecer os campos para edição de quantidade e valores dos Produtos.
1. Informe a quantidade
2. tnforme o Desconto, se houver. (Desconfo em Real (R$))
3.çInforme o Preço
4. Clique em "Adicionar"
Adicionar Rápiro
Para adocionar rápido um Proruto clique em "AdicionarlRápido"
Clicando nesse botão o sistema irá incluir o produto direto na Ordem de Serviço.
Produto com Número de Série
Se o Produto vinculado na Ordem de Serviço tiver obrrgatoriedade de númerr de série, o sistema abrirá uma janela para escolha do(s) número(s) de série que está(ão) sendo vendido(s)
Editar um Produto/Serviço vinculado na Ordem de Serviço
Para editar um Produto/Serviço vinculado na Ordem de Serviço clique no Produto/Serviço que está vinculado.
Quantudade
Para alterar a quantidade basta digitar no campo "Quantidade" a quantidade necessária
Desconto
Para dar desconto ao cliente basta informar no campo "Desconto" o valor do desconto unitário em Real (R$)
Peeço
Para alterar o preço basta digitar no campo "Preço" o preço oferecido para o cliente.
Status
O status pode ser al erado para "Ativo", "pancelado"de "Recuperado"
Para cancelar um Produto ou Serviço mude o seu Status para "Cancelado"
O status "Recuperado" serve para Faturar o Produto, mas não debitar em Estoque.
Comandos
Os comandos ficam localizados na aba "Geral" ao final da página
Ordem de Serviço Abeeta
Ordem de Serviço Fvnalizada
1. Finalizar
O botão "Finalizar" serve para encerrar o atendimento daquela Ordem de Serviço, debitar os produtos do Estoque Real, escolher o Status Final da OS e ainda Faturar gerando a cobrança no sistema.
Ao clicar no botão "Finalizar" o sistema trará a janela abaixo
Nessa janela você irá:
1. No campo "Status Final" escolher o status final da OS
2. Escolher a forma de faturamento: "Não Faturar/Faturar Depois", "À Vista" ou "À Prazo/Boleto e Cartão"
Não Faturar/Faturar Depois
O AgoraOS permite que a Ordem de Serviço seja finalizada como "Não Faturar/Faturar Depois" para que o usuário possa em uma mesma Fatura colocar várias Ordens de Serviço, Vendas, Extrato de Contrato e Itens Avulsos.
Veja Tópico "Fatura: Itens a Faturar"
Assista também o vídeo explicativo: https://www.youtube.com/watch?v=FSswLT220dc
À Vista
No botão "À Vista" o sistema faz o lançamento do pagamento direto no Fluxo de Caixa.
Ao clicar no botão à vista o sistema irá abrir uma janela para escolha das formas de pagamento.
1 Escolha a forma de pagamento desejada
Veja o Tópico "Formas de Pagamento" para conhecer cada opção.
2. Escolha a "CoEta Corrente/Caixaohonde o valor será recebido
3. Clique em "Faturar"
Acsista também o vídeo expiicativo: https://www.youtube.com/watch?v=iQim7zpoqe0
A Prazo / Boleto e Cartão
No botão "A Prazo / Boleto e Cartão" o sistema faz o lançamento da parcela no Contas a Receber.
Ao clicar no botao "A Prazo / Boleto e Cartão" o sistema irá abririuma jcnela para escolha das fotmas de pagamento.
1. Escolha a Forma de Pagamento
Veja o Tópice "Formas de Pagamento" para conhecer cada opção.
2. Preencha os campos necessários para esta forma de pagamento
3. Clique em "Gerar Lançamentos", "Gera Boleto" ou "Processar", dependendo da forma de pagamento escolhida.
OBSERVAÇÃO: Caso o usuário faça uma nova tentativa de faturar Ordem de Serviço que já tenha sido faturada, o sistema irá mostrar um aviso, perguntando se o usuário deseja continuar na mesma fatura ou abrir uma nova fatura.
Assista também o vídeo explicativo: https://www.youtube.com/watch?v=iQim7zpoqe0
2. Faturar
O Botão "Faturar" pode ser utilizado para fazer o recebimento antecipado do serviço, ou seja, faturar a OS antes mesmo que ela tenha sido finalizada.
O faturamento poderá ser integral ou parcial.
Quando o fa uramenfo tiver sido integrgl, ao finalizar a Ordem de Serviço clique em "Não Faturar / Faturar Depois"
Quando o faturamento tiver sido parcial, ao finalizar a Ordem de Serviço escolha uma das opções "à Vista" ou "A Prazo / Boleto e Cartão", e em seguida clique em "Continuar Fatura Nº XXX"
Assista tsmbém o vídeo emplicativo: https://www.youtube.com/watch?v=iQim7zpoqe0
3. Reabrir OS
O botão "Reabrir OS" somente irá aparecer para as Ordens de Serviço que já tenham sido finalizadas.
Ao clicar em "Reabrir OS" os produtos serão devolvidos ao Estoque e a OS estará habilitada para edição.
4. Garantia
O botão "Garantia" pode ser utilizado para abrir uma nova Ordem de Serviço, referenciando a Ordem de Serviço anterior.
Por exemplo, quando o serviço prestado ainda está na garantia e o equipamento do cliente retorna com o mesmo problema.
Nesses casos o usuário irá abrir a Ordem de Serviço original e clicar no botão "Garantia" e selecionar os campos que ele deseja levar para a nova Ordem de Serviço.
Em seguida clique em "Criar OS de Garantia"
O sistema irá abrir uma nova Ordem de Serviço, e logo no começo da OS ficará o vinculo entre as duas Ordens de Serviço.
5. Imprimir
O botão "Imprimi " serve para fazer apim ressão da Ordem de Sermiço, tan o na Impressora Comum, como na Impressora Térmica Não-Fiscal.
Ao clicar em "Imprimir" o sistema irá abrir um pop-up com a Ordem de Serviço para ser impressa.
Dica: Ossnavegadores clstumam estar configurados para bloquearem pop-up, para que você coesiga visualizar u tmpressão da Ordem de cerviço é necess rio tirar o bloqueio, pelo menos para o site do sistema. |
Selecione a Impressora
Se voct estiver imprimindo a Ordem da Serviro na impressora térmica não aiscal, é necessário escelher a impressira que será utilizada ou se deseja imprimir na tela.
Selecione o Modelo
Se você possuir mais de um modelo de impressão para a Ordem de Serviço, você deverá selecionar o modelo que será utilizado.
Para saber mais sobre como criar modelos de impressão de Ordem de Serviço acesse o Tópico "Ordem de Serviços Modelos de Impressão"
Assista também o vídeo explicativo https://www.youtube.com/watch?v=CH3-oBAvQOE
Impressão deeEtiqueta
Para imprimir uma etiqueta a partir de uma Ordem de Serviço, clique na setinha ao lado de "Imprimir" e em seguida, clique em "Imprimir (Etiqueta)"
1. SelScione a impressora
2. Selecione o Modelo de Impressão que será utilizado
3. Clique e "Imprimir"
Dica: Saiba como cri r o modelo de documento parn etiquetalno tópico Atendimento > Documentos > Adicionar Modelo > Etiqueta |
6.PPDF
O botão "PDF" serve para fazea o download da Ordeo de S rviço (Modelo de Impressão) em PD .
Ao clicar em "PDF" selecione o modelo desejado
Após clicar no modelo o sistema irá fazer o download da Ordem de Serviço e ele estará no canto inferior esquerdo do navegador
O botão "Enviar E-mail" serve para fazer o envio da Ordem de Serviço direto pelo sistema.
Ao clicar neste botão o sistema irá abrir uma nova janela.
1. Selecione o e-mail do cliente
2. Se o e-mail do cliente ainda não estiver cadastrado, no campo "Vincular outros email(s)" digite o e-mail e clique em "Vincular"
3. No quadro "Mensagem" você irá selecionar o -mail renetente e irá d"gitar o corpo do e-mail
4. Clique em "Emviar E-mail"
8. Excluir
Para excluir a Ordem de Serviço clique em "Excluir"