Atualmente, em meio a Era da informação, adotar um Dashboard para sua empresa é andar conforme os avanços do mercado para não ficar desatualizado.
Ou seja, toda empresa que pretende se engajar no mundo corporativo precisa de uma ferramenta operacional a fim de otimizar o trabalho da equipe.
Essa ferramenta, chama-se Dashboard; ela tem como objetivo apresentar uma gama de informações acerca de variadas operações de um negócio.
Como por exemplo, monitorar um serviço, avaliar desempenhos, emitir ordem de serviço e entre outras.
Por isso, devido à sua importância, iremos abordar neste conteúdo os tipos de Dashboard para sua empresa.
Além disso, falar um pouco da relação do conceito de gestão à vista com os Dashboard.
Então, vamos lá? Eu tenho certeza que depois deste artigo, seu sistema empresarial vai alavancar.
Conheça os tipos de Dashboard para empresa
Na matéria “Dashboard: o que é e para que serve?” Há de modo genérico, os principais tipos de Dashboard.
No entanto, neste conteúdo, apresentaremos de modo detalhado os tipos de Dashboard para empresa. Vamos lá?
Dashboard operacional
O dashboard para empresas do tipo operacional visa prever a visualização de dados com os seguintes objetivo:
- Auxiliar;
- Monitorar;
- Controlar processos e atividades operacionais
Ou seja, é um painel de controle projetado para fornecer uma visão instantânea e clara do estado atual das operações.
Em relação à sua funcionalidade, ele coleta dados de variadas fontes, como por exemplo o sistema de gerenciamento de estoque.
Após coletar tais dados, eles são processados e exibidos em gráficos, tabelas e widgets.
Além desta, há outras funcionalidades como por exemplo, identificar tendências e anomalias, tomar decisões informadas em tempo real e muito mais.
Como implementar um Dashboard para sua empresa do tipo operacional?
Antes de qualquer coisa, vale salientar que a implementação de um Dashboard para empresa ou painel de controle, envolve as seguintes etapas:
Definição de objetivos
Deve-se identificar as métricas operacionais cruciais que precisam ser monitoradas. Isso pode variar de acordo com o setor e os objetivos da organização.
Coleta de dados
Coleta de fontes relevantes, como por exemplo, sistemas de gerenciamento, banco de dados, aplicativos e entre outros.
Escolha de uma plataforma
Deve-se escolher uma plataforma de Dashboard para empresa adequada a sua realidade empresarial.
Design do Dashboard
A criação de uma interface intuitiva e visualmente atraente é primordial para um Dashboard operacional.
Implementação técnica
Recomenda-se configurar a integração de dados, estabelecer conexões com as fontes de dados e criar painéis interativos, por exemplo.
Manutenção contínua
Atualize e aprimore o dashboard conforme necessário para atender às mudanças nas operações e nos requisitos de relatórios.
Dashboard tático
O Dashboard para empresas do tipo tático, tem a função de reunir informações relevantes e métricas-chaves relacionadas às estratégias de médio prazo.
Em comparação ao Dashboard operacional, o tático se diferencia deste, porque a função do operacional se concentra nas operações diárias.
Enquanto o tático proporciona uma visão mais ampla e estratégica.
Ou seja, o dashboard para empresas do tipo tático ajuda tanto a detectar tendências quanto fornecer insights para aprimorar o desempenho a médio prazo.
Como implementar um Dashboard para sua empresa do tipo tático?
Para implementar um Dashboard tático, o primeiro passo é a definição de objetivos. Após tal definição, orienta-se:
- Identificar as métricas-chave;
- Integrar as fontes de dados relevantes
- Selecionar uma plataforma de visualização de dados apropriada
- Criar um layout intuitivo, isto é, um que represente as métricas por intermédio de gráficos, tabelas e widgets
Por fim, configure as conexões de dados e teste o dashboard para empresas do tipo tático antes de disponibilizá-lo aos usuários.
Dashboard estratégico
O Dashboard para empresas do tipo estratégico tem o objetivo propor uma visualização de dados, mas voltado a uma estratégia de longo prazo.
Ou seja, esse tipo de dashboard fornece informações abrangentes, as quais contribuem para o crescimento da empresa.
Como implementar um Dashboard para sua empresa do tipo estratégico?
Em relação a sua implementação, o ideal é seguir os passos dos Dashboards pontuados acima.
Isto é, definir objetivo, selecionar plataforma, integração de fontes e dados e entre outros.
Pois assim, será possível implementar um dashboard para empresa capaz de desempenhar um papel vital na orientação das estratégias de longo prazo, por exemplo.
Dashboard analítico
Este dashboard permite também a visualização de dados, mas destinados tanto aos insights avançados, como análises profundas.
Ou seja, a partir de um conjunto de informações complexas, torna-se possível identificar dados de vendas, realizar comparações entre períodos distintos, por exemplo.
Como implementar um Dashboard para sua empresa do tipo analítico?
Para sua implementação, precisa-se, também, buscar uma integração de informações e dados.
Ainda vale enfatizar a questão de que os dados precisam ser limpos, transformados e organizados de forma apropriada.
Pois assim, a análise irá ocorrer de modo eficaz e sem falhas.
Dashboard financeiro
Assim como todos os tipos de dashboard para empresas expostos aqui, o financeiro tem a função de fornecer dados acerca do desempenho financeiro.
Ou seja, através de métricas e indicadores, o painel de controle de finanças possibilita que gestores acompanhem a situação financeira de suas empresas.
Como implementar um Dashboard para sua empresa do tipo financeiro?
Semelhante a implementação dos Dashboard operacional, tático, estratégico e analítico, o financeiro segue os seguintes passos:
- Definição de Métricas;
- Integração de Dados;
- Escolha da Plataforma;
- Design do Dashboard;
- Configuração Técnica;
- Treinamento dos Usuários.
Dashboard para empresa e o conceito de gestão à vista
A partir do que foi exposto, sabe-se que os dashboard para empresas são fundamentais para otimizar não só o trabalho dos gestores, mas de toda a equipe empresarial.
Diante desse contexto, correlaciona-se o conceito de Gestão à vista, pois este possui total relação com os Dashboard.
Vamos entender um pouco mais?
Entende-se por gestão à vista, um conceito que visa estabelecer um modelo de gestão empresarial, cujo objetivo é unir o estratégico ao operacional.
Sendo assim, ele possui associação com os dashboard para empresa, uma vez que estes têm como função primordial a estratégia e operação no âmbito empresarial.
Então, conseguiu entender os tipos de Dashboard para sua empresa? Esperamos que sim! Assim, você saberá escolher qual o tipo mais adequado para sua realidade.
Veja também:
Dashboard: o que é e para que serve?
Programa para ordem de serviço gratuito: saiba qual escolher!