A Inscrição Estadual é o cadastro da empresa junto à Secretária de Fazenda do estado para pagamento de ICMS (Imposto cobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
Por isso dizemos que as empresas que possuem Inscrição Estadual ativa são Contribuintes de ICMS.
Mas, como faço para saber se a empresa possui Inscrição Estadual?
O governo disponibiliza um site chamado SINTEGRA onde você encontrará o link para consulta da Inscrição Estadual em todos os estados brasileiros.
Veja abaixo o passo a passo para consulta da Inscrição Estadual no site do SINTEGRA.
- Acesse o site www.sintegra.gov.br
- Você deverá clicar no estado da empresa que deseja efetuar a consulta.
- Preencha o número do CNPJ
- Faça a validação anti robô da SEFAZ
- Clique para pesquisar.
Se a empresa possuir Inscrição Estadual a SEFAZ irá informar o número da Inscrição Estadual e a condição da inscrição deverá estar como “Habilitada”
Se a empresa não tiver Inscrição Estadual ou a mesma estiver inativa, então a empresa será não contribuinte do ICMS.