Há alguns termos na gestão empresarial, ou então na gestão de marketing, que, apesar de não serem conhecidos por todos, são muito importantes para avaliar o desempenho da empresa e projetar crescimento.
Neste artigo, vamos conhecer um pouco mais sobre a análise SWOT.
Análise SWOT
A análise SWOT, ou FOFA em português, é uma maneira encontrada por especialistas em gestão de marketing para medir o desempenho e as principais características de uma empresa. A sigla representa as palavras forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, só que em inglês.
Assim como a Matriz BCG, a análise SWOT também se divide em duas partes: ambiente interno e ambiente externo. Na primeira, estão as fraquezas e forças e, na segunda, estão as oportunidades e ameaças, que normalmente fogem ao controle da empresa.
Forças
São basicamente as vantagens que a empresa pode ter em relação aos concorrentes.
Oportunidades
Algo externo que influencia de maneira positiva o andamento da empresa.
Fraquezas
São as aptidões da empresa, que podem interferir ou prejudicar de alguma forma o negócio.
Ameaças
Algo externo que influencia negativamente a empresa.