7 Ferramentas de Controle de Estoque

O controle de estoque muitas vezes é negligenciado dentro das empresas, quando na verdade deveria ter uma atenção especial de seus gestores.

Se pararmos para pensar o estoque possibilita que as vendas sejam realizadas, sem ter a mercadoria, não tem como vender.

Você já se perguntou quanto você tem de dinheiro investido no seu estoque?

Veja abaixo as 7 ferramentas de controle de estoque que irão melhorar o controle de estoque na sua empresa.

1. Curva ABC

A Curva ABC é um método de controle de estoque onde você irá classificar os produtos conforme a importância deles para a sua empresa.

Com essa ferramenta você poderá analisar diferentes fatores como: quais produtos você deve manter em estoque, quais você pode fazer uma liquidação, quais produtos nunca podem faltar no seu estoque, etc.

De uma forma geral temos:

  • Produtos de Classe A: São os Produtos de maior importância e correspondem à 20% do total
  • Produtos de Classe B: São os Produtos de importância mediana e correspondem à 30% do total
  • Produtos de Classe C: São os Produtos de menor importância e e correspondem à 50% do total

2. Just in Time

O Just in Time significa em português “Na hora certa”, ou seja, você não mantém estoque, você irá produzir e armazenar apenas a quantidade necessária para atender às vendas.

Utilizando a ferramenta just in time você irá reduzir os custos de armazenagem e ainda não ficará com dinheiro preso em mercadorias no estoque.

O just in time não é indicado para empresas que trabalham com demandas pouco previsíveis e de oscilações muito grande.

3. Just in Case

O Just in Case significa em português “Apenas no caso” e tem o conceito inverso do Just in time, ou seja, a empresa irá armazenar uma quantidade grande o suficiente para atender às possíveis demandas de vendas.

Uma vantagem do Just in case é que você conseguirá um desconto maior por fazer compras em lote, mas a desvantagem é que se os produtos não forem vendidos você poderá ficar com um estoque obsoleto.

O just in case não é aconselhado para empresas que trabalham com produtos com prazo de validade curtos ou que possam ficar obsoletos rapidamente.

4. Ciclo PDCA

O Ciclo PDCA é uma ferramenta que pode ser aplicada em diferentes setores da empresa. Ela tem como objetivo melhorar a qualidade dos processos da empresa de forma contínua.

A Sigla PDCA quer dizer Plan (Planejar), Do (Fazer), Check (Checar) e Action (Agir).

A aplicação do ciclo PDCA no seu controle de estoque seria feita da seguinte forma:

  1. Definição do principal problema do processo do controle de estoque
  2. Faça um levantamento das principais causas do problema
  3. Com essas informações faça um plano de ação para resolver essas questões
  4. Execute o plano de ação
  5. Verifique se o problema foi resolvido
  6. Faça a ação conforme o resultado da verificação anterior. Se o problema foi resolvido, inicia o ciclo para outro problema. Se o problema não foi resolvido, inicia o mesmo ciclo novamente.

5. FIFO ou PEPS

A ferramenta FIFO em inglês quer dizer “First in first out” (PEPS – Primeiro a entrar, primeiro a sair)

Esse conceito é muito importante para a organização do produto na prateleira do estoque ou da vitrine de vendas, porque você deverá arrumar os produtos de forma que o mais antigo no estoque esteja sempre na frente.

Essa metodologia é muito utilizada em supermercados, farmácias, restaurantes, dentre outros.

6. LIFO ou UEPS

A ferramenta LIFO em inglês quer dizer “Left in first out” (UEPS – Último a entrar, primeiro a sair), ou seja, é o conceito oposto ao FIFO.

Também é uma metodologia que será muito utilizada na organização do produto na prateleira, porém nesse caso você irá arrumar a prateleira de forma que o produto mais novo esteja sempre na frente.

Essa metodologia é indicada apenas para insumos sem prazo de validade e com baixo volume de giro em estoque, para não oferecer risco de perda.

7. Giro de Estoque

O Giro de Estoque é um indicador de qualidade do estoque, é uma ferramenta que indicará como está o desempenho do seu estoque.

O objetivo dessa ferramenta é informar a rotatividade do estoque com base nas vendas e quantas vezes ele foi reposto em um período de tempo.

Você consegue calcular o giro de estoque com a seguinte fórmula:

Vendas / Volume médio no Estoque = Rotatividade

Cada empresa tem uma necessidade específica, então antes de definir quais ferramentas irá utilizar, análise qual é mais indicada para o seu tipo de negócio.