O fluxo de atendimento da ordem de serviço é uma estrutura que busca melhorar o setor de atendimento ao cliente de uma empresa.
Ou seja, por meio de uma representação gráfica, a empresa tem uma visão panorâmica de todas as estratégias estabelecidas para melhorar o serviço de atendimento ao cliente.
Sendo assim, este é um processo fundamental para qualquer negócio, uma vez que a probabilidade de garantir as necessidades e demandas dos clientes é 100%!
fluxo de atendimento da ordem de serviço: como fazer?
A elaboração de um fluxograma da ordem de serviço é relativa, pois leva em conta o perfil de cada empresa.
Por exemplo, o tamanho da empresa e o seu público-alvo.
Então, veja abaixo o passo a passo para a criação do seu fluxo de atendimento da O.S
10 passos para fazer seu fluxo de atendimento da ordem de serviço
Passo 1: Defina seus objetivos de atendimento
Antes de começar a criar o fluxo, é fundamental entender seus objetivos de atendimento.
Passo 2: Identifique os canais de atendimento
Determine quais canais de atendimento você usará para interagir com os clientes, como por exemplo telefone, e-mail, chat online, mídias sociais, atendimento pessoal e entre outros.
Passo 3: Mapeie os pontos de contato com o cliente
Identifique os pontos de contato em que os clientes podem entrar em contato com a empresa.
Passo 4: Entenda as necessidades e expectativas dos clientes
Realize pesquisas, análises de feedback e estudos para compreender as necessidades e expectativas dos seus clientes.
Passo 5: Crie um diagrama de fluxo de atendimento
Utilize um software de desenho de fluxogramas ou simplesmente papel e caneta para criar um diagrama de fluxo que representa visualmente como as solicitações dos clientes serão tratadas.
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Passo 6: Estabeleça critérios de triagem
Defina critérios claros para triagem e priorização das solicitações dos clientes.
Passo 7: Implemente sistemas e tecnologias
Escolha e implementa sistemas de gerenciamento de atendimento ao cliente e ferramentas que ajudem a rastrear e documentar as interações com os clientes, por exemplo.
Passo 8: Treine a equipe
Garanta que a equipe de atendimento esteja devidamente treinada.
Pois, assim o fluxo é estabelecido! Além disso, conheça os procedimentos para lidar eficazmente com as necessidades dos clientes.
Passo 9: Monitore e avalie o desempenho
Estabeleça métricas de desempenho, como por exemplo tempo médio de resposta, taxa de resolução na primeira interação, satisfação do cliente, entre outras.
Passo 10: Melhore continuamente
Por fim, use os dados e o feedback dos clientes para aprimorar o fluxo de atendimento continuamente
Dessa forma, você terá um fluxograma de sucesso!
Além do passo a passo, veja a seguir o exemplo de Fluxo de Atendimento para Assistência Técnica:
Fizemos também um vídeo que poderá te ajudar na criação do Fluxo de Atendimento da Ordem de Serviço
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