Como fazer sua contabilidade MEI

Se você presta serviços de forma autônoma e sente a necessidade de emitir notas fiscais para seus clientes, certamente já fez suas pesquisas e ouviu falar no MEI, sigla para Microempreendedor Individual.

Uma dúvida comum, a muitos interessados em regularizarem sua situação e saírem da informalidade através do MEI é como funciona a prestação de contas mensal de seu negócio.

Quer entender de uma vez por todas como funciona a contabilidade MEI? Fique ligado:

O que é exigido na contabilidade MEI

Logo nos primeiros passos do manual postado no site oficial do MEI, o empreendedor recebe a explicação de que a documentação de prestação de contas mensal que deve ser entregue é simplificada, isto é, não precisa atender aos mesmos critérios que empresas de portes maiores ou mesmo microempresas.

Entretanto, isso não quer dizer que a tarefa de fazer a contabilidade MEI é simples. A lei não exige que o MEI tenha o auxílio de um contador profissional devido às simplificações legais da prestação de contas. Porém, é importante ressaltar que o empreendedor precisa ter atenção dobrada na hora de assinar o contrato social.

É importante lembrar que, apesar das facilidades, você será dono de um CNPJ com todas as atribuições legais inerentes a esse tipo de documentação. Lembre-se de tirar todas as dúvidas com muita pesquisa e o auxílio de um profissional capacitado para começar a nova fase de seu negócio com o pé direito!

Entre as obrigações que mais costumam gerar dor de cabeça para o MEI está a obrigatoriedade da entrega da Declaração Anual do Simples Nacional do MEI (mais conhecida pela sigla DASN-SIMEI), que deve ser feita dentro do próprio website do Simples Nacional.

O que é DASN-SIMEI

Trata-se de um relatório de toda a movimentação financeira feita por você durante o ano, que deve ser entregue no ano subsequente ao ano correspondente à declaração.

Ou seja, em 2017, você entregará a DASN-SIMEI correspondente ao ano de 2016.

Assim como todas as outras declarações contábeis do gênero, a DASN-SIMEI precisa ser entregue dentro de um prazo específico, que geralmente começa no início de janeiro e vai até o fim de maio, todos os anos.

O que é informado na declaração MEI

A DASN-SIMEI parece complexa a primeira vista, mas é bastante intuitiva se for feita com atenção. Basicamente, o que a Receita Federal precisará saber é toda a sua receita bruta do ano anterior, isto é, todo o dinheiro que entrou com a venda de suas mercadorias ou comercialização de seus serviços no ano referente à declaração.

É preciso ter em mãos também todas as notas fiscais emitidas no período. O MEI não é obrigado a ter emitido notas fiscais para as pessoas físicas com quem fechou negócio; entretanto, é necessário ter nota fiscal referente a todas as operações envolvendo pessoa jurídica.

Para chegar aos valores corretos de sua DASN-SIMEI, basta somar todos os valores informados por você em sua declaração mensal e inseri-los na declaração anual.

Se você possui algum empregado (lembrando que o MEI pode ter um funcionário com carteira assinada!), também precisará informar isso em sua DASN. Depois, é só enviar dentro do próprio portal do empreendedor.

Pronto! Viu como é simples fazer sua declaração MEI?

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