A Ordem de Serviço é o documento que formaliza o serviço prestado pela sua assistência técnica a um cliente.
A Ordem de Serviço é um modulo central. Logo, diversas áreas do sistema estão ligadas à ela, como mostra a figura abaixo:
1. | A figura mostra que sempre iniciamos uma Ordem de Serviço escolhendo o Cliente. Assim, para poder iniciar uma Ordem de Serviço o cliente deverá estar cadastrado no sistema.
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2. | Em seguida, a Ordem de Serviço é executada por um (ou mais de um) técnico e cadastrada no sistema por um vendedor. Logo, esses Usuários precisam ser pré-cadastrados.
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3. | O reparo é executado em cima de um Equipamento do cliente. Assim, os Equipamentos e os Tipos de Equipamento devem existir no sistema para que eles possam ser relacionados à OS.
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4. | Depois de dizer qual Equipamento será consertado, a Ordem de Serviço precisa informar que Serviços e Produtos (peças) foram utilizados no reparo.
Os Serviços e os Produtos devem ser categorizados. Assim, o mapa de Categoria do sistema deve ser feito antes que o cadastro de Produto e Serviço sejam iniciados.
Da mesma forma, os Produtos (peças) geralmente tem Marcas e Fornecedores específicos. Esses dados devem ser informados antes ou durante o processo de cadastro do Produto no sistema.
Por fim, o Produto precisa estar relacionado no Estoque - caso você esteja fazendo controle de Estoque - para que ele possa ser incluído na Ordem de Serviço.
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5. | Por fim, a Ordem de Serviço é finalizada e seus valores são lançados no Financeiro e o Estoque descontado dos Produtos (peças) utilizados.
Os lançamentos realizados no Financeiro são alocados nas suas Contas Bancárias, Centros de Custo, Grupos e Classificações Financeiras correspondentes a fim de se poder gerar relatórios financeiros.
Dessa forma, todas essas entidades Complementares ao Financeiro devem existir no sistema antes do faturamento da Ordem de Serviço. |
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